Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
24/05/2022 às 16h29min - Atualizada em 24/05/2022 às 16h29min

Ossadas humanas são encontradas nas obras da Igreja do Rosário



Durante o início das obras de restauração na Igreja do Rosário, em Bragança Paulista, a equipe que trabalhava no local encontrou ossadas humanas e alguns fragmentos de objetos diversos após serem realizadas escavações para a impermeabilização do alicerce da igreja.
“A história conta que existia um cemitério aqui na região em que está localizada a igreja, podendo ser ossadas de moradores de Bragança Paulista. Em 1724, a área da igreja também era usada pelos escravos como um oratório, e eles tinham o costume de ser enterrados aqui”, explicou o Sacristão da Igreja do Rosário, Afonso Augusto.

As obras estão paralisadas na igreja e nenhum fragmento está sendo retirado, seguindo as orientações do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Bragança Paulista (CONDEPHAC) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). “O IPHAN nos exigiu um projeto, e junto ao professor Marcos Rogério R. Carvalho estamos levantando toda documentação para que possamos encaminhar ao instituto”, completou o Sacristão.

A secretária municipal de Cultura e Turismo e presidente do CONDEPHAC, Vanessa Nogueira, tem acompanhado a restauração do prédio e foi notificada assim que foram encontrados os fragmentos. “Assim que notificado, as obras foram paralisadas. Agora vamos levantar a história de Bragança Paulista para poder preparar algum monumento assim que recebermos uma resposta concreta do IPHAN. Estamos muito empenhados para que tudo seja feito da melhor forma possível, contando a história e preservando nosso patrimônio histórico”, explicou a presidente do CONDEPHAC.

De acordo com a Prefeitura, a lateral da igreja seguirá fechada para a realização dos estudos. Assim que liberadas, os serviços seguirão no local. A obra é realizada pela Igreja Nossa Senhora do Rosário.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90