14/03/2016 às 03h07min - Atualizada em 14/03/2016 às 03h07min

Combata a preguiça e continue malhando no frio!

Ana Teresa Braga
Foto: Evelise de Toledo

Não faltou disposição para malhar no calor. As academias ficaram lotadas, muita gente cuidando da saúde e as aulas de zumba bombando nos quatro cantos da cidade. Mas os meteorologistas preveem que o inverno chegará mais cedo e o frio será mais intenso este ano. E agora? Como manter a rotina de exercícios no frio? 
A educadora física e especialista em Medicina do Esporte, Evelise de Toledo, dá o alerta: com chuva ou sol, a gente tem que praticar exercícios físicos; isso faz bem para nosso metabolismo, corpo e ego. “Tudo bem se você precisar se ausentar em algum momento. Ao invés da academia, a gente pode fazer uma caminhada, subir uma escada e ir até a padaria a pé. Precisamos colocar o corpo em movimento”.
Praticar exercícios com frequência melhora a resistência e força muscular, flexibilidade, condicionamento cardiorrespiratório, entre outros. A educadora física explica que, quando paramos repentinamente, essas qualidades adquiridas vão se perdendo, mas se retomar a rotina, logo elas são recuperadas porque os músculos tem memória. Então, não dá pra ficar muito tempo longe da academia ou de qualquer outro tipo de exercício físico. 
Quer um motivo pra se animar? Se sua intenção é emagrecer, saiba que no frio perdemos mais calorias realizando atividade física do que no calor. De acordo com uma pesquisa do Centro de Estudos do Laboratório de Educação Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), a prática de exercícios no inverno aumenta em 30% a queima de gordura. Nosso metabolismo também se eleva para nos manter aquecidos e continuar suas funções fisiológicas. Aliando tudo isso a uma dieta equilibrada os resultados serão excelentes. 
Ânimo, pessoal! Nada de se render a cama e ao edredon quentinho. Se você quer chegar em boa forma no próximo verão, não pode se entregar. Evelise dá algumas dicas: é preciso lembrar que nosso corpo não foi feito pra ficar parado, temos que movimentá-lo; os exercícios físicos fazem parte de um tratamento pra melhorar e evitar dores e doenças e é muito importante se cuidar. “Temos que nos amar, cuidar de nós mesmos para poder cuidar dos outros, nossos filhos e familiares que tanto amamos”, conclui. 

 


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