O Ministério Público do Estado de São Paulo, avaliou a transparência das Câmaras Municipais, em uma iniciativa pioneira e apontou quais são as Câmaras mais e as menos transparentes. O trabalho, denominado Métrica da Transparência, tem como objetivo o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro. As avaliações atribuíram notas numa escala de zero a 10. O principal objetivo foi verificar se as Câmaras oferecem ferramentas online que possibilitem a fiscalização de contratos e dos gastos públicos pelos cidadãos.
A Câmara de Pedra Bela, recebeu nota 0,4, uma das piores notas do Estado, ocupando a posição de número 587, entre 636 municípios. O Ministério Público deu prazo de 90 dias pra o Legislativo fazer as adequações às normas legais de transparência, prazo que terminou na quarta-feira, 9 de março, Dia Internacional de Combate à Corrupção.
Agora, nova avaliação será feita pelo Ministério Público e, se for constatado que não houve adequação, o MP poderá ajuizar ação civil pública.
Entre as cidades onde circula o Jornal de Bragança e Região, a Câmara Municipal com a melhor avaliação, é da cidade de Atibaia, com nota 8,9, ocupando a sexta posição no ranking.
O site da Câmara de Pedra Bela é www.camarapedrabela.sp.gov.br.