01/12/2021 às 16h33min - Atualizada em 01/12/2021 às 16h33min

Dia da Luta contra a AIDS teve testagem rápida no centro da cidade

Brasil tem 920 mil portadores do HIV




Esta quarta-feira, 1º de dezembro, é o Dia Mundial da Luta contra a AIDS e, em Bragança a data foi marcada com uma ação que ocorreu até às 16h, em frente ao Mercado Municipal, onde uma equipe da Saúde, que atua na Campanha 'Fique Sabendo', esteve ofertando Testagem Rápida para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites, além de distribuição de preservativos e autoteste de HIV. 

Dados no Brasil

Segundo o Ministério da Saúde, atualmente cerca de 920 mil pessoas vivem com HIV no Brasil: 89% delas foram diagnosticadas, 77% fazem tratamento com antirretroviral.  Até outubro deste ano, cerca de 642 mil pessoas estavam em tratamento com antirretroviral, enquanto, em 2018, eram 593.594 pessoas em tratamento.

Jovens
Ainda segundo o Ministério da Saúde as pessoas na faixa etária de 25 a 39 anos, de ambos os sexos, concentraram o maior número de casoscom, somando 492,8 mil registros. Nessa faixa etária, 52,4% são do sexo masculino e 48,4% são mulheres.

Campanha

Como tradicionalmente faz no Dia Mundial de Luta contra a Aids, o Ministério lançou a Campanha de Prevenção ao HIV/Aids. Com o slogan: "HIV/Aids. Faça o teste. Se der positivo, inicie o tratamento".
A campanha terá filme para TV, peças de mídia, internet e mídias sociais, cartazes e spot para rádio.
Neste ano, a ação incentiva a busca pelo diagnóstico e tratamento da doença, reforçando que a camisinha é a forma mais fácil e simples de se prevenir contra o HIV. Caso não tenha utilizado camisinha, é de extrema importância realizar o teste de HIV, gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS).

 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »