A Prefeitura de Extrema anunciou em sua página oficial no Facebook, que dando continuidade à vacinação contra a Covid-19, a partir desta quarta-feira (7), estaria ampliando a aplicação da vacina em pessoas com 57 anos.
Enquanto isso, cidades como Toledo e Itapeva, também em Minas, estão anunciando vacinação para a faixa-etária de 40, 39 e 38 anos. Toledo, por exemplo, informou que na sexta-feira (9), o público alvo são as pessoas com 39 anos. Já, Itapeva vai vacinar quem tem 38 anos ou mais. Belo Horizonte, capital do Estado, informou que está aplicando as doses em pessoas a partir de 46 anos.
Ainda no sul de minas, outra cidade que, assim, como Extrema, está atrasada em faixa-etária, é Cambuí, que começa a vacinar o púbico com idade a partir de 54 anos, ainda asssim, está um pouco à frente de Extrema.
Questionada por internautas em uma postagem sobre a vacinação, a Prefeitura de Extrema argumentou. “A quantidade de vacina está sendo contabilidade de acordo com o último IBGE, que foi em 2010, de lá pra cá Extrema cresceu muito e a defasagem é por isso. Estamos constantemente cobrando esse número que falta para atender nossa população, mas infelizmente é algo que vem do Estado”.
Mortes - Mulher de 39 ano é uma das vítimas
Dados do Boletim Epidemiológico, da Secretaria Estadual de Saúde de Minas, de quarta-feira (7), apontam que Extrema (MG), chegou a 120 mortes por Covid-19. Os dados mostram ainda que o município registrou desde o início da pandemia 7.848 casos positivos.
Já os dados da Prefeitura mostram 115 mortes, sendo no dia 2 de julho, a de um homem de 67 anos, e no dia 3, uma mulher de apenas 39 anos. O Boletim não informa se as vítimas tinham doença de base.
Vacinação Ainda segundo a Secretaria de Estado, Extrema vacinou com a primeira dose, 11.835 pessoas e com a segunda, 2.671. Já, nos dados da Prefeitura o número é um pouco maior, o que ocorre devido ao horário de atualização. Nos dados da Prefeitura, 11.936 pessoas receberam a primeira dose, 3.571 receberam as duas doses e 191, a dose única. Com isso, 3.762 pessoas estão imunizadas conforme o preconizado pelo Ministério da Saúde.