Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
20/05/2021 às 11h13min - Atualizada em 20/05/2021 às 11h13min

Energisa usa drones para inspeções na rede elétrica da região

Foto: Divulgação


De acordo com a Energisa, o uso de drones visa agilizar a inspeção do sistema elétrico e identificar previamente os pontos que precisam de manutenções preventivas ou corretivas. Com isso, a concessionária incorporou o uso de drones à rotina de inspeções em toda a rede de distribuição de energia elétrica nos municípios onde atua, incluindo a região bragantina. 

Conforme o gerente de Departamento de Construção e Manutenção da Energisa Sul-Sudeste, Luiz Moreto, foram investidos cerca de R$ 160 mil na aquisição de oito equipamentos, que são utilizados de forma padronizada nas inspeções feitas nas redes de distribuição e nas linhas de transmissão em toda a área de concessão, que compreende 82 municípios do interior de São Paulo, sul de Minas Gerais e Guarapuava (PR). “Atualmente, os drones têm sido usados de maneira mais intensiva nas áreas rurais e em lugares cujos acessos são mais remotos. Nesses lugares a presença física dos profissionais demanda muito mais tempo, e com o apoio da tecnologia é possível inspecionar os pontos da rede elétrica com precisão, segurança e agilidade”, detalha Moreto. 

 Ainda segundo a Energisa, no período em que os trabalhos eram feitos exclusivamente na modalidade terrestre, a média de inspeções era de 4 km/dia. Agora são percorridos 7km/dia. Além disso, os drones permitem identificar as condições de cabos, linhas de transmissão e distribuição, subestações e redes com um diferencial: imagens em alta resolução registradas pela câmera acoplada, em ângulos privilegiados.   

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90