Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
22/04/2021 às 18h15min - Atualizada em 22/04/2021 às 18h15min

Vice-governador inaugura serviço de Radioterapia do HUSF

Serviço atenderá cerca de 480 pacientes por mês de 11 municípios da Região Bragantina



Na manhã de quinta-feira (22), foi inaugurado em Bragança, o serviço de Radioterapia do Hospital Universitário São Francisco (HUSF), inédito na Região Bragantina. O projeto faz parte do Plano de Expansão de Radioterapia idealizado pelo Ministério da Saúde, com a construção e fornecimento de equipamentos.

O serviço irá atender as pessoas que lutam contra o câncer na Região Bragantina, impedindo longos deslocamentos para outros centros. “É uma satisfação a entrega deste serviço de radioterapia que será referência na região Bragantina, atendendo até 480 pessoas por mês. O serviço vai permitir que os pacientes que enfrentam a doença, num momento difícil, possam ficar próximos das suas famílias e não precisem se dirigir para tratamentos em outra região”, afirmou o vice-governador Rodrigo Garcia (DEM).

 O Governo do Estado repassará R$ 960 mil anualmente para custeio deste novo atendimento, permitindo a realização de 5.760 sessões radioterápicas por ano e incrementando, assim, a assistência aos pacientes de Bragança e região na sua própria área de residência, evitando assim deslocamentos à Campinas, onde estão referências como HC da Unicamp e o Hospital Boldrini.

O serviço integra o Plano de Expansão de Radioterapia do Ministério da Saúde, que cedeu o acelerador linear e a obra para instalação do equipamento. “A palavra que temos hoje é esperança. De todos aqueles que encontrarão o acolhimento que tanto faz bem nesse momento de dor. Hoje é dia de festa. Nós agradecemos muito ao Governo do Estado pela parceria”, afirmou Frei Francisco Belotti, presidente nato da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, entidade mantenedora do HUSF.

A solenidade contou ainda com a presença do vice-prefeito Amauri Sodré, secretaria municipal de Saúde Marina de Oliveira, secretário de Estado da Saúde Jean Gorinchteyn, do deputado estadual Edmir Chedid, dos deputados federais Vanderlei Macris e Herculano Passos, e da presidente da Câmara de Bragança Paulista, Gislene Bueno.

 Estrutura
O prédio da radioterapia conta com três consultórios médicos, um consultório multiprofissional e uma sala reservada à física médica, além de sala de observação (com três leitos), sala de planejamento da física médica, sala de controle do bunker e área para conforto aos colaboradores do setor. O prédio da Radioterapia, com área total de 722,35 m², foi construído dentro do complexo hospitalar do Hospital Universitário.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90