01/04/2020 às 17h56min - Atualizada em 01/04/2020 às 17h56min

Jornais brasileiros unificam capas no combate à pandemia

Foto: O Globo / JBR


O Jornal de Bragança e Região também aderiu à campanha da Associação Nacional de Jornais (ANJ), de apoio ao combate ao coronavírus e à desinformação, unificando a capa da última edição, se unindo aos maiores jornais impressos do Brasil.
Foi uma ação inédita, onde dezenas de jornais brasileiros unificaram suas capas na segunda fase da campanha da Associação Nacional de Jornais (ANJ).

A mensagem do anúncio destaca a importância da informação e da responsabilidade de todos no enfrentamento da pandemia. Ao se unirem em um esforço em comum, os jornais também conclamam para a valorização da informação jornalística e criam uma hashtag unificada – #imprensacontraovirus – que indica os esforços dos meios de comunicação na luta coletiva contra o vírus.

“Em situações dramáticas como a que vivemos, informações precisas  e contextualizadas são um bem ainda mais essencial”, enfatizou o jornalista Marcelo Rech, presidente da ANJ. “A ação demonstra a unidade dos jornais brasileiros em torno de uma causa comum: servir à população com jornalismo de qualidade para, com a responsabilidade que o momento exige, enfrentarmos e vencermos a pandemia”, completa.

A campanha da ANJ começou no último dia 18 março, com anúncios impressos e digitais – sites e redes sociais

Confiabilidade

Estudos indicam que, diante de desafios como o imposto pela pandemia do novo coronavírus, as pessoas tendem a depositar mais confiança no jornalismo profissional.

Pesquisa da Edelman divulgada na semana passada, por exemplo, revelou que a maior parte (64%) das populações de dez países, inclusive a do Brasil, vê na imprensa a fonte de informação mais confiável neste momento.

O mesmo estudo mostrou ainda, clara preocupação da maioria das pessoas com informações falsas sobre a COVID-19 espalhadas nas redes sociais (74% na média dos países pesquisados e 85% no Brasil).


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »