Na manhã de terça-feira (18), Atibaia anunciou uma novidade na área da saúde: o Programa “Ouvir Mais”, que tem como objetivo zerar a fila de espera por aparelhos auditivos no município. Em cerimônia realizada no Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret, o Poder Executivo firmou um convênio com a Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem (ATEAL), para a aquisição dos aparelhos, e o público pôde assinar os termos de interesse junto ao Executivo.
De acordo com a Prefeitura, o investimento é de R$ 800 mil, com recursos próprios, e a ação beneficiará 480 pacientes, com uma expectativa de confecção de até 960 aparelhos auditivos em um período de 11 meses de convênio. “Além dos aparelhos, a Prefeitura oferecerá aos pacientes que necessitarem, o transporte até a sede da associação, na cidade de Jundiaí, para a realização dos exames que nortearão a produção de cada aparelho”, disse.
Segundo a Secretaria de Saúde, o déficit na área, hoje, é de 726 atendimentos, já que o município de Atibaia é contemplado pelo Estado de São Paulo, mensalmente, com sete aparelhos, destinados a dois grupos prioritários: crianças e pessoas economicamente ativas. Esse número, conforme a Secretaria, fica bem abaixo da demanda existente, que é três vezes maior, portanto há formação de fila de espera na cidade.