Na edição passada, o Jornal de Bragança e Região trouxe o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB 2017), divulgado na segunda-feira (3), pelo Ministério da Educação, referente ao ensino municipal. Nesta edição, os números trazidos são referentes às cidades com mais de 100 mil habitantes, atendidas pelo JBR, números referentes ao ensino das escolas estaduais dos 6º e 9º anos.
Atibaia - 9º ano - não atingiu o índice, já que a meta era 5.7 e o município chegou a 5.4. Nos anos anteriores, 2015, e 2013, as escolas estaduais de Atibaia também não conseguiram atingir a meta. Mas no ensino de 5ºano, bateu.
Amparo - bateu todas as metas desde a implantação do IDEB, em 2007, no 5º ano. Mas referente ao 9º ano, não atinge a meta desde 2009.
Bragança Paulista - 9º ano – não atinge o índice desde 2007. Já no ensino de 5º ano, nunca bateu a meta, sendo que em 2017 “Não participou ou não atendeu os requisitos necessários para ter o desempenho calculado”.
No ensino médio, nenhum estado atingiu a meta do IDEB 2017, estipulada em 4.7 para todas as escolas estaduais. Veja no gráfico os índices atingidos pelas cidades onde circula o JBR.
Bragança Paulista, sede da região bragantina, ficou com 4.1, número igual ao de Pedra Bela e Pinhalzinho, estando a frente apenas de Vargem, que obteve 4.0, o pior índice das cidades publicadas pelo JBR.