Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
09/05/2023 às 17h10min - Atualizada em 09/05/2023 às 17h10min

Prefeitura inaugura Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil no próximo dia 18



No próximo dia 18, a população de Atibaia receberá mais um espaço voltado aos cuidados com a saúde mental: o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS i). A inauguração do novo serviço, dedicado ao atendimento de crianças e adolescentes, acontecerá às 9h, incrementando ainda mais a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município, que já contava com um CAPS-II, para atendimento de adultos, e em fevereiro ampliou o atendimento especializado com a inauguração de um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS AD.

O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS i) é um serviço público de atenção diária que presta atendimento a crianças e adolescentes menores de 18 anos com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, e que necessitam de cuidado intensivo em equipe multidisciplinar. O novo equipamento público funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, no espaço situado na Rua José Lucas, 246 – Centro.

Com uma equipe multiprofissional composta por médico psiquiatra, assistente social, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogo e profissionais da enfermagem, o CAPS i é um serviço de portas abertas e o acesso do usuário pode acontecer de forma espontânea ou através de encaminhamento das unidades de saúde e outros serviços da rede intersetorial, sendo necessário apresentar documento com foto, cartão do SUS e comprovante de endereço atualizado (com no máximo 90 dias de emissão).

Além de intervenções visando a melhora das relações familiares, sociais e de comportamentos disruptivos, o CAPS i providencia visitas domiciliares, incluindo a discussão dos casos e acompanhamento em conjunto com a rede intersetorial (saúde, educação, assistência social, justiça, etc). No primeiro contato, de acolhimento, o serviço procura levantar as necessidades de saúde para disponibilizar a crianças e adolescentes a melhor oferta de cuidado, encaminhando para acompanhamento no CAPS i ou direcionando a outro serviço disponível na rede.

O cuidado no CAPS é realizado a partir do vínculo terapêutico e do Projeto Terapêutico Singular (PTS), um conjunto de propostas e condutas terapêuticas articuladas de acordo com as necessidades de saúde de cada pessoa. Desenvolvido pela equipe multiprofissional em conjunto com a pessoa em tratamento, o PTS é periodicamente reavaliado, uma vez que as necessidades de saúde mudam com o passar do tempo.

Dia Nacional da Luta Antimanicomial
Investindo em um modelo de atenção integral e humanizada à saúde mental, a Secretaria de Saúde oferece por meio do CAPS i tratamento alternativo à internação, o que possibilita ao usuário reinserção familiar, social e comunitária, dimensões primordiais para o processo terapêutico, realizado não só de forma individual, mas também coletivamente, em grupos e oficinas que facilitam a expressão e elaboração de sentimentos.

A inauguração desse importante espaço, além de contribuir para garantir assistência em diferentes modalidades e níveis de atenção, de acordo com as necessidades de cada usuário, também acontece em uma data especial: em 18 de maio é comemorado o Dia Nacional da Luta antimanicomial, marcado por atos em defesa dos direitos das pessoas com sofrimento mental, em um movimento cuja proposta é que o cuidado se faz em liberdade.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90