07/10/2021 às 16h46min - Atualizada em 07/10/2021 às 16h46min

Prefeitura de Atibaia oferece curso de Libras para servidores e OSCs parceiras



A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social anunciou a abertura das inscrições para Curso Básico de Libras, na modalidade a distância (EAD), voltado a servidores públicos municipais e colaboradores das OSCs que prestam atendimento em parceria com o município. As aulas ao vivo com professor surdo começam no próximo dia 13 e acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 22h, via Google Meet. Com previsão de terminar no dia 5 de novembro, o curso é gratuito e as inscrições devem ser feitas pelo formulário on-line disponível em: https://bit.ly/Libras-Atibaia .

A carga horária do curso é de 40 horas e os alunos precisam frequentar ao menos 75% das aulas para receber o certificado. Oferecida por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD-SP), a capacitação visa facilitar a compreensão de todos e aperfeiçoar a comunicação entre pessoas surdas e não surdas, aprimorando o atendimento prestado à população nos serviços públicos municipais.

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) não é uma linguagem, mas uma língua de modalidade gestual-visual, ou seja, que possibilita a comunicação através de gestos, expressões faciais e corporais. Reconhecida como língua oficial do Brasil desde 2002, tem o mesmo status que o português, de acordo com a lei que a oficializou (Lei nº 10.436), sendo uma importante ferramenta de inclusão social das pessoas surdas. De acordo com os dados do último censo realizado pelo IBGE, no estado de São Paulo são aproximadamente 9,3 milhões de pessoas com deficiência. Desse total, 15% são pessoas com deficiência auditiva, somando mais de 1,8 milhão de cidadãos.

Mapeamento de pessoas surdas em Atibaia
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social está realizando um mapeamento da população surda residente no município. O levantamento servirá para subsidiar o planejamento de ações e programas voltados à comunidade surda de Atibaia, especialmente a implementação de uma Central de Intermediação de Libras (CILA) no município. Para saber mais, acesse: https://bit.ly/mapeamento-pessoas-surdas-Atibaia .

 print
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »