Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
05/08/2015 às 16h14min - Atualizada em 05/08/2015 às 16h14min

Tradicional festa em louvor à Nossa Senhora dos Remédios acontece em Tuiuti

Romaria e leilão de garrotes fazem parte das festividades

Foto: Divulgação


Há 92 anos a cidade de Tuiuti celebra o Dia de Nossa Senhora dos Remédios, comemorado, em Tuiuti, no dia 15 de agosto (há locais que comemoram em outras datas). Mas a festa começa bem antes, no dia 08 de agosto e tem como um dos destaques a, também tradicional, Romaria de Cavaleiros do Bairro do Arraial que, em 2015 está completando 25 anos.

Shows, praça de alimentação, celebrações religiosas e até um leilão, fazem parte da programação. Confira.

Dia 08, às 21h, tem show de Rodolfo Magalhães e Banda. Dia 09 é o dia da Romaria, que terá concentração a partir das 10h na praça central de Tuiuti. A saída com a imagem da Santa acontece às 12h. No final haverá benção dos Romeiros. No mesmo dia, às 15h, a dupla Paco e Thiago se apresenta e às 17h o show é com Breno e David.

Dia 15, às 16h, acontece a chegada da Corporação Musical Santana da Pedreira e às 21h haverá show com a Banda Rodeio.

Dia 16, último dia de festa, às 14h, acontece o leilão de garrotes e outros prêmios. Mais tarde, às 18h, haverá apresentação do Grupo Violeiros do Rio Jaguary, às 21h tem apresentação de Dany do Berrante e Banda e às 22h grande queima de fogos.

A festa terá ainda a animação de trio-elétrico na praça de alimentação durante todo o dia. Além disso, haverá apresentação da Cavalaria da Guarda Municipal de Bragança Paulista. A festa é organizada pela Associação de Cavaleiros do Bairro do Arraial.

Nossa Senhora dos Remédios

A devoção a Nossa Senhora, sob o título dos Remédios (Bom Remédio ou do Remédio), começou com São João de Matha, fundador na Ordem da Santíssima Trindade, que com o objetivo de resgatar os cristãos escravizados na África e no Oriente Médio, fundou juntamente com São Felix de Valois, em 1198, a Ordem Hospitalar da Santíssima Trindade. Precisavam, para isso, de vultosas somas em dinheiro. Recorreram, então, ao auxílio de Maria Santíssima, o remédio para todas as necessidades da vida. Foram abundantemente atendidos e conseguiram libertar da escravidão milhares de irmãos na Fé. Na linguagem medieval, os verbos “redímere” e “remediare” e os substantivos “redémptio” e “remédium”, tinham um significado similar: redimir, resgatar, resgate, remédio (com o sentido de salvação, libertação).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90