Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, e mostram que pelo segundo ano consecutivo, Atibaia teve mais admissões do que dispensas. O que, segundo a Prefeitura, demonstra que o mercado de trabalho em Atibaia tem reagido positivamente nos últimos 2 anos. Tanto que, em 2019, o saldo divulgado pelo Caged, demonstrou 800 contratações a mais do que dispensas em vagas formais de trabalho.
Segundo a Prefeitura, o ano de 2019, registrou o maior saldo de empregos dos últimos 8 anos e pela segunda vez consecutiva, Atibaia apresentou saldo positivo. As 800 admissões a mais superam 2018, que encerrou com 565 mais vagas preenchidas do que desligamentos. Já os anos de 2014, 2015, 2016 e 2017 não foram favoráveis para o mercado.
Entre os meses de janeiro e dezembro do ano passado, Atibaia registrou 15.757 admissões e 14.957 desligamentos de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), chegando ao saldo positivo de 800 postos de trabalho. Dos 12 meses, apenas 3 tiveram saldo negativo: janeiro, maio e dezembro. Este último, resultou em 319 dispensas a mais do que admissões, um tanto causadas pelo fim dos contratos temporários para atender as demandas de final de ano.
Gerido pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, o Caged é utilizado pelo Programa de Seguro-Desemprego, para conferir os dados referentes aos vínculos trabalhistas, além de outros programas sociais. E serve, ainda, como base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que subsidia a tomada de decisões para ações governamentais.