De acordo com dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgados no início do mês, pelo Ministério da Educação, Lindoia mais uma vez não atingiu a meta estipulada. Os dados mostram ainda que, desde a criação do IDEB, em 2007, Lindoia só atingiu a meta uma vez, em 2013, quando a meta foi de 5.7 e o atingido, também. Ou seja, o município nunca ultrapassou o índice previsto.
Em 2011, a pontuação ficou bem abaixo do esperado. Confira os dados no gráfico.
O Jornal de Bragança e Região ouviu a secretária de Educação de Lindoia, Creusa Benedita de Sousa, que reconhece o baixo desempenho. “Talvez as crianças tenham ficado nervosas, ou sem muita vontade, mas eu não mascaro o IDEB. Desde aquele aluno que tem maior dificuldade, até o que tem melhor desempenho, todos fazem a avaliação”, disse ao citar que o mais sério foi o 9º ano, que segundo ela, eram alunos de salas mais difíceis. “Mas estamos revertendo e trabalhando em cima disso, para melhorar o ano que vem. Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance”, destacou ao citar que a mudança de direção nas escolas pode ser um fator que prejudica. “Pretendo nem trocar, já sentei com elas, para melhoramos algumas coisas”, encerrou.
Lindoia tem aproximadamente 1200 alunos, desde o infantil até o 9º ano. São cinco escolas da Prefeitura, sendo uma do ensino fundamental I e II, uma infantil e três creches.