Agora só depende da aprovação do Senado para que Atibaia se torne legalmente a Capital Nacional do Morango. Isso porque a Câmara dos Deputados já aprovou, no último dia 12 de junho, projeto de autoria do deputado federal Roberto Alves (PRB-SP) (Foto), que concede este título ao município.
Ao Jornal de Bragança e Região, o deputado explicou o que o motivou a criar o projeto. “O município é conhecido por ser um dos maiores produtores de morango do Brasil. Atibaia foi a primeira cidade brasileira a ter um selo de qualidade e certificação do INMETRO. O título vem reconhecer o trabalho desenvolvido pelos produtores rurais, a ajudar a atrair mais investimentos para a cidade e a gerar mais emprego”, disse Roberto Alves, ao parabenizar os atibaienses. “A Câmara dos deputados fez a sua parte ao reconhecer a cidade como Capital Nacional do Morango. Então, eu quero parabenizar o povo de Atibaia por mais essa conquista”.
Senado
O deputado explicou que existe um prazo regimental do Senado Federal a ser seguido. Mas antes de entrar na pauta de votação, o projeto irá tramitar em duas comissões, a de Cultura e Esportes e Constituição e Justiça. “A nossa expectativa é que o Projeto de Lei seja sancionado pelo presidente da República antes da tradicional Festa de Flores e Morango de Atibaia. A população merece festejar esse título nacional durante a festa”, encerrou.
Festa de Flores e Morangos
Neste ano, a Festa de Flores e Morangos, que acontece sempre no mês de setembro, irá completar 37 anos. De acordo com os organizadores, cerca de 120 mil pessoas visitam a festa, anualmente.