Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
03/07/2023 às 17h08min - Atualizada em 03/07/2023 às 17h08min

Campanha de vacinação contra Influenza é prorrogada



A campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) foi prorrogada novamente, desta vez até 31 de julho, conforme orientação do Governo do Estado de São Paulo. Desde 15 de maio, a aplicação da vacina contra a gripe foi ampliada para a população a partir dos 6 meses de idade em Atibaia. O objetivo da prorrogação é melhorar a cobertura vacinal dos grupos elegíveis: crianças, gestantes, puérperas, idosos, professores, trabalhadores da saúde e população indígena – mas a vacina também está disponível para a livre demanda.

Para se vacinar contra a gripe é preciso apresentar um documento com foto e, no caso das crianças, o cartão de vacinação. É importante ressaltar que o imunizante contra a gripe pode ser administrado na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Estadual de Vacinação, inclusive Covid-19, e também com outros medicamentos.

Vale lembrar que a Secretaria de Saúde de Atibaia está realizando plantões de vacinação em diversos pontos do município para intensificar a imunização. Neste sábado, 1º de julho, o Plantão Vacinal, que segue o calendário estadual destinado para crianças e adultos (incluindo as vacinas contra a Covid-19 e a gripe), acontecerá nas unidades de saúde do Santa Clara, do Rio Abaixo e do Tanque, que estarão abertas das 7h às 13h. Além dos imunizantes, no plantão também serão oferecidos exame preventivo de colo de útero (Papanicolau) e testes rápidos de HIV, Sífilis e hepatites.

O vírus Influenza circula durante todo o ano, mas é intensificado principalmente no período de temperaturas mais baixas, quando as pessoas buscam se abrigar do frio em ambientes fechados, o que favorece a transmissão. A meta da campanha nacional de vacinação é imunizar 90% da população e reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus Influenza.

Até o momento a cobertura vacinal para grupos prioritários (crianças, gestantes, puérperas, idosos, professores, trabalhadores da saúde e população indígena) no Estado está em 44,62%, enquanto em Atibaia o percentual é maior, de 56,08% para esse mesmo grupo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90