A Defesa Civil divulgou alerta de chuvas fortes entre quinta (6) e sexta-feira (7), com acumulados de chuva que podem chegar a 150 mm na região de Atibaia. De acordo com alerta meteorológico da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, instabilidades causadas pela passagem de uma frente fria provocam condições para chuvas intensas e contínuas, com possibilidade de raios, ventos e granizo, em todo o estado de São Paulo.
Segundo a previsão meteorológica, a capital e a região metropolitana de São Paulo podem registrar até 100 mm de acumulados de chuvas, mesmo volume esperado para as regiões de Bauru, Araraquara, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Barretos, Franca e também no Litoral Norte. A previsão é de 70 mm de chuvas para São José dos Campos, Vale do Ribeira e Registro, e de 60 mm para Araçatuba e São José do Rio Preto, enquanto na Baixada Santista, as chuvas podem chegar 120 mm nesse período.
O Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet também emitiu aviso de tempestade, com previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (entre 60-100 km/h) e queda de granizo em faixa que compreende áreas do Centro-Sul Mato-grossense, Sul Goiano, Triângulo Mineiro e todo o estado de São Paulo.
Recomendações importantes
Com a previsão de elevados acumulados de chuva, a Defesa Civil recomenda atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.
Na iminência de uma tempestade marcada por fortes ventos e intensa precipitação, a Defesa Civil orienta a buscar abrigo em locais fechados como casas e edifícios. Se estiver em áreas abertas, como piscina, estacionamentos ou campo de futebol, a instrução é sair imediatamente, mantendo distância de objetos altos e isolados como árvores, postes e outros objetos metálicos grandes e expostos.
Durante a tempestade, a recomendação é jamais enfrentar enxurradas e inundações, elas são muito perigosas e podem arrastar uma pessoa. E se estiver dentro do carro, nunca atravessar ruas alagadas ou inundadas, mantendo os vidros fechados até a tempestade passar.
Em caso de emergência, a Defesa Civil de Atibaia conta com equipes treinadas para ações de prevenção, preparação e resposta a desastres naturais, oferecendo atendimento 24 horas pelos telefones: 199, 4402 7414 e 4411 5108.