No domingo, dia 2 de outubro, primeiro turno da eleições, 156.454.011 eleitores poderão comparecer às urnas para escolher os novos representantes políticos. Neste ano, estão em disputa os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital. No estado de São Paulo, estão aptos a votar mais de 34 milhões de eleitores, distribuídos em 10.769 locais de votação. Serão utilizadas 101.543 urnas eletrônicas.
Ordem de votação A ordem de votação é: deputado (a) federal; deputado (a) estadual; senador; (a); governador (a) e presidente da República.
Quem é obrigado a votar Pessoas alfabetizadas maiores de 18 (dezoito) e menores de 70 (setenta).
Horário e documento Os eleitores devem comparecer para votar, das 8h às 17h, levando um documento de identificação com foto. O e-Título, aplicativo que contém a versão digital do título de eleitor, também é aceito desde que contenha foto, o que ocorre nos casos em que a pessoa fez a coleta dos dados biométricos.
Biometria A identificação será híbrida, ou seja, as pessoas que coletaram a biometria serão reconhecidas pelas digitais após a apresentação do documento, sendo dispensada a assinatura no caderno de votação. Já aquelas que não possuem a biometria serão identificadas apenas pelo documento com foto e assinarão o caderno de votação.
Cola É muito importante que todos compareçam ao local de votação com os números ja anotados,de modo que o exercício do voto aconteça de forma ágil e segura.
Sem celular No momento da votação, o sigilo do voto deve ser garantido para que todas e todos exerçam o seu direito livremente. Por isso, é proibido o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico dentro da cabina de votação. Os eleitores devem deixar o celular na mesa receptora de votos ou sobre uma mesa que estará posicionada ao lado da cabine de votação.