Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
16/08/2022 às 18h10min - Atualizada em 16/08/2022 às 18h10min

Atibaia tem mais um caso positivo de Varíola dos Macacos

Município possui um total de seis casos notificados de varíola dos macacos



Mais um caso de varíola dos macacos foi confirmado em Atibaia, o segundo teste positivo na cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, este novo caso é referente a um adulto jovem do sexo masculino que não viajou para o exterior, mesmas características do primeiro registro no município, na semana passada.

Atibaia possui um total de seis casos notificados de varíola dos macacos (monkeypox). Além dos dois confirmados, um aguarda teste e outros três foram descartados (dois deles de outro município atendido em Atibaia).

A varíola dos macacos é uma doença viral cujos principais sintomas são febre, dor no corpo, náusea, cansaço e o aparecimento de lesões e feridas em algumas partes do corpo. Apesar de levar o nome de “varíola dos macacos”, a transmissão da doença não está relacionada aos macacos. O nome vem da descoberta inicial do vírus em macacos em um laboratório dinamarquês em 1958.

A transmissão
Entre humanos ocorre principalmente por meio de contato próximo/íntimo com lesões de pele de pessoas infectadas, como por exemplo pelo abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias. A transmissão também pode ocorrer por meio de secreções em objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo doente. Outro meio de transmissão é via placentária (varicela congênita). A principal forma de proteção é evitar contato direto com pessoas contaminadas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90