Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
04/08/2022 às 16h47min - Atualizada em 04/08/2022 às 16h47min

Defesa Civil emite alerta sobre condições climáticas



A Defesa Civil de Atibaia emitiu alerta para baixa umidade relativa do ar nesta quinta-feira (4). Sem expectativa de chuvas para este período de estiagem, o ar seco deve continuar, o que além de exigir cuidados com a saúde, aumenta os riscos de incêndio em áreas de vegetação mais seca. O órgão também chama a atenção para a chegada de uma nova frente fria na região do estado de São Paulo, fenômeno capaz de favorecer a formação de rajadas de vento que podem chegar a 50km/h e prejudicar o combate ao fogo em eventuais incêndios florestais.

Considerando que os índices de umidade relativa do ar tendem a ficar abaixo dos 20% em alguns momentos do dia – segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é 60% – e o tempo seco deve persistir, cuidar da hidratação do corpo e racionalizar o uso da água para que ela não falte tornam-se atitudes fundamentais. Aumentar a ingestão de água, usar soro fisiológico nos olhos e narinas, evitar fazer atividades físicas quando o sol estiver muito quente e umedecer o ambiente com toalhas molhadas e recipientes com água são algumas das recomendações para este período de clima seco, incluindo atenção especial com crianças pequenas, idosos e pessoas com doenças respiratórias.

O uso consciente da água é outro fator determinante para evitar desabastecimento e garantir segurança hídrica nestes tempos de estiagem. Tomar banhos curtos e evitar deixar a torneira aberta desnecessariamente, reutilizar a água da máquina para lavar o quintal e outras ações para evitar o desperdício e fazer um uso racional desse recurso essencial também são imprescindíveis.

O tempo seco também favorece a ocorrência de incêndios florestais e evitar acender fogueiras ou realizar qualquer tipo de queimada são orientações adicionais que contribuem para aumentar a segurança durante o período de estiagem. Em Atibaia, a campanha da Prefeitura “Queimada é crime!” alerta contra a utilização indevida do fogo para limpeza de terrenos, queima de lixo e restos de poda. Além dos danos ao meio ambiente e impactos negativos na saúde da população, a prática é crime ambiental passível de multa de acordo com a lei municipal nº 4.606, de 11 de julho de 2018.

Em caso de emergência, a Defesa Civil de Atibaia oferece atendimento 24 horas pelos telefones: 199, 4402-7414 e 4411-5108.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90