Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
28/06/2022 às 16h46min - Atualizada em 28/06/2022 às 16h46min

Atibaia é oficialmente a “Capital Nacional do Morango”



 A Presidência da República sancionou lei que concede à cidade de Atibaia o título de “Capital Nacional do Morango”, conforme publicação nesta terça-feira (28) no Diário Oficial da União, depois que o Senado Federal aprovou a medida no último dia 2.

O projeto de lei, apresentado pelo deputado federal Roberto Alves, destaca que foi em Atibaia que teve início o projeto Produção Integrada de Morango (PIMo), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para promover o cultivo com menos agrotóxicos e com mais equilíbrio do ecossistema.

Atibaia é uma das maiores produtoras de morango do país e a maior do Estado de São Paulo, contando com clima e solo propícios para o cultivo da fruta. Na cidade são produzidas as variedades Camino Real, Camarosa e San Andreas. De acordo com o projeto, com a concessão do título de “Capital Nacional do Morango”, Atibaia poderá alcançar uma maior divulgação desse alimento e aumento da sua produção, atraindo investimentos que impulsionarão a geração de empregos no setor e a consequente consolidação da atividade.

Vale ressaltar que o município promove todos os anos: a Festa de Flores e Morangos de Atibaia, realizada pela Associação Hortolândia de Atibaia com o apoio da Prefeitura, no mês de setembro – o evento retorna em 2022 (após cancelamentos em 2020 e 2021 em função da pandemia de Covid-19), no período de 2 a 25 de setembro somente às sextas/sábados/domingos e no feriado do dia 7; e a Festa do Morango de Atibaia e Jarinu, que começou no último fim de semana e segue nos dias 2, 3, 9 e 10 de julho, no Parque do Morango Duílio Maziero, no Campo dos Aleixos, em Atibaia, com realização da Associação dos Produtores de Morangos e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região, em conjunto com as prefeituras de Atibaia e de Jarinu.

“Por meio da Produção Integrada de Morango, vários projetos estão sendo implementados para modernizar a cultura do morango de forma sustentável, como, por exemplo, produção de mudas de qualidade”, disse o ex-senador Eduardo Lopes em seu relatório sobre o projeto, de acordo com a Agência Senado.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90