O programa “Acolhendo com Carinho”, que oferece abrigo provisório às pessoas em situação de rua, foi reativado na terça-feira (17), no Ginásio Municipal de Esportes “Agostinho Ercolini”, que se transformou em um abrigo.
Na primeira noite de funcionamento, na terça-feira (17), foram acolhidas 24 pessoas. O vice-prefeito Prof. Amauri Sodré acompanhou o trabalho das equipes de servidores municipais. “Nada mais justo do que darmos conforto a essas pessoas. Aqui eles têm um local aquecido para dormir, um banho quente, roupas e cobertores, jantar e café da manhã. Também podem trazer seus animais. A Administração Municipal dará todo o suporte e acolhimento para que ninguém passe frio”.
Sandra Teixeira, secretária de Ação e Desenvolvimento Social, também acompanhou a primeira noite e falou do trabalho deste ano. “Com essa frente fria inesperada, realizamos reunião, na qual recebemos pedido do prefeito Jesus Chedid, do vice-prefeito Prof. Amauri Sodré e também do deputado estadual Edmir Chedid, que trouxe essa ideia inovadora para nós no ano passado. Começamos então o trabalho de acolhimento às pessoas mais vulneráveis um pouco mais cedo. Pedimos agora para que a população concentre suas doações de roupas e cobertores para o abrigo aqui no ginásio ‘Agostinho Ercolini’, para que possamos distribuir aos atendidos. Vamos manter esse trabalho o tempo que for necessário, para cuidar com qualidade dos que mais precisam”.
“A Administração Jesus Chedid e Amauri Sodré retoma este ano o abrigo no ginásio e a Guarda Civil Municipal dá todo o apoio na segurança. Acompanhamos as equipes de abordagem e fazemos a segurança no ginásio”, explicou o secretário de Segurança e Defesa Civil, Dorival Francisco Bertin, que esteve na primeira noite de trabalho.
O Fundo Social de Solidariedade, sob a presidência de Francine Pereira, está realizando doações de roupas aos acolhidos. “Nós também estamos conversando com eles sobre oportunidades. E pedimos que a população continue contribuindo com a Campanha do Agasalho de 2022. Estamos recebendo ainda roupas para cachorros e ração de cão e gato para entregarmos aos pets dessas pessoas em situação de rua”, enfatizou Francine.
No total, o ginásio está preparado para o atendimento de 50 pessoas, com alojamentos separados para homens e mulheres. O funcionamento é das 19h até as 8h, com jantar e café da manhã para os abrigados, além de banho. O Ginásio Municipal de Esportes “Agostinho Ercolini” fica na Av. São Vicente de Paula, no Jardim Recreio.
A Prefeitura de Bragança Paulista pede para que a população entre em contato pelo telefone (11) 99578-4869 (Abordagem Social) caso veja alguma pessoa dormindo na rua.