28/02/2022 às 16h40min - Atualizada em 28/02/2022 às 16h40min

Município promove apresentações de pessoas com deficiência



Em parceria com o projeto “Fazendo Arte, Fazendo Parte”, a Prefeitura de Atibaia promoverá, no dia 20 de março, domingo, o 1º Encontro “A Arte de Incluir”, com apresentações artísticas de pessoas com deficiência. O evento acontecerá no Centro Cultural André Carneiro, a partir das 15h, trazendo ao palco participantes do projeto, que trabalha a inclusão de jovens com deficiência intelectual e neurodiversos.

Gratuito, o encontro será aberto a pessoas com deficiência e instituições afins que queiram se apresentar, contando com o apoio das secretarias municipais de Cultura e Assistência e Desenvolvimento Social. Esta, inclusive, providenciará intérpretes do Centro de Intermediação em Libras de Atibaia (CILA) para atender pessoas surdas. As apresentações acontecerão na parte externa do Centro Cultural e seguirão os protocolos de prevenção contra a Covid-19.

"A Prefeitura de Atibaia tem concedido atenção especial às pessoas com deficiência. Além do Centro de Intermediação em Libras de Atibaia (CILA), serviço criado para facilitar o atendimento de pessoas surdas no município, a cidade recebeu, no final de janeiro, o 1º Encontro Regional da Pessoa com Deficiência, que discutiu políticas públicas direcionadas à pessoa com deficiência. Também realizou, ainda no ano passado, um sistema de mapeamento das pessoas com deficiência na cidade, com o objetivo de planejar ações voltadas aos desafios encontrados no dia a dia e melhorias dos serviços públicos", destacou a assessoria de imprensa da Prefeitura,

Segundo a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.basededados.sedpcd.sp.gov.br), as pessoas com deficiência de Atibaia e região somam aproximadamente 32 mil (estimativa 2021). Desse total, 40% são pessoas com deficiência visual, 28% com deficiência física, 17% com deficiência intelectual e 15% com deficiência auditiva. Com maior presença feminina, são mais de 18 mil mulheres com deficiência na região em comparação com os mais de 14 mil homens com deficiência.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »