Na cidade de Serra Negra, o prazo para os eleitores fazerem o cadastramento biométrico termina neste mês, exatamente no dia 30 de agosto. Mas segundo informações do próprio Cartório, 134ª zona eleitoral, a procura pelo cadastramento tem sido abaixo do esperado. “O público não tem procurado”, disse uma funcionária.
Isso significa que quem deixar para a última hora, deverá enfrentar longas filas. Caso o eleitor não compareça no prazo, o título será cancelado e o eleitor ficará impedido de votar, candidatar-se, inscrever-se ou receber o Bolsa Família, tomar posse em cargo público, emitir passaporte, fazer matrícula em instituições públicas de ensino e contrair empréstimos em bancos oficiais.
Dados
Pertencem a 134ª zona eleitoral, as cidades de Águas de Lindoia, com 14.593 eleitores; Lindoia com 5.770 e Serra Negra com 22.618. Totalizando 42.981 eleitores. Desse total, 68% fizeram o cadastro, faltando 32% dos eleitores, ou seja, ainda faltam mais de 14 mil eleitores.
Na cidade de Lindoia, 74% da população que vota, fez o cadastro biométrico. Em Águas de Lindoia foram 64% e em Serra Negra 68%. “Foram contratados funcionários extras para atender a demanda, estamos com dez cabines, mas o Cartório, infelizmente, está tranquilo”, disse a funcionária.
Como fazer o cadastro biométrico
No Cartório de Serra Negra, o eleitor deve agendar um horário pessoalmente, pelo telefone (19) 3892 4964 ou pelo site do TRE. Quem for pessoalmente, também é atendido, mas os que agendaram têm prioridade. É necessário levar o título, um documento com foto e comprovante de endereço. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.
O Cartório de Serra Negra fica na praça Barão do Rio Branco, 41, centro.
Plantão
O próximo atendimento em sistema de plantão será no dia 10 de agosto, das 8h às 13h.