Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
30/01/2019 às 11h21min - Atualizada em 30/01/2019 às 11h21min

Fechamento de Bica D´água gera polêmica e divide opiniões

Foto: JBR


Moradores de um dos bairros mais conhecidos de Bragança, a Vila Aparecida, estão divididos sobre a colocação de uma grade, no que eles chamam de Bica D’água. Na verdade, o local mais parece uma Gruta, onde tem a imagem da Padroeira do Bairro, Nossa Senhora Aparecida. 

Moradores contaram ao Jornal de Bragança e Região, que o portão e o cadeado foram colocados porque a Bica vinha sendo usada por moradores de rua, que tomavam banho no local. “Eles também usavam como banheiro, ficava uma nojeira”, disse uma moradora que é a favor do fechamento. “Além de moradores de rua, alguns moleques usam droga ali perto. Assim ficou melhor”, disse uma das frequentadoras da praça, sem saber quem foi que colocou o portão. 

 Aqueles que são contra o fechamento, alegam que ela era usada por muita gente, inclusive por crianças e jovens que frequentam a praça Álvaro Sperendio (em frente ao NAPA), onde está a Bica. “A meu ver ela deve ficar aberta, principalmente nesses dias de calor. Assim, os moradores de rua podem se refrescar e se hidratar. A Prefeitura poderia fazer uma limpeza semanal nela”, disse uma moradora ao lembrar que desde a década de 60, a Bica era muito usada. 

Outro morador pondera. “Deveria deixar aberta durante o dia e fechar a noite”. 

O JBR conversou com Márcio do Amaral Silva, conhecido como Pacheco, que disse que ele mesmo colocou a grade, comprando com seu dinheiro. Ele contou que a Gruta, que começou a ser feita na gestão do ex-prefeito Fernão Dias (PT), é para homenagear uma das moradoras mais antigas da Vila, Teresa Cipriani, de 76 anos, devota de Nossa Senhora. “Ai começou a ser usada indevidamente”, disse ao confirmar o uso por moradores de rua que, segundo ele, chegavam a praticar atos sexuais no local.

Diante disso, e para proteger a imagem da Santa, a solução foi colocar a grade. “Mas distribui chaves a seis moradores, três deles para aposentados que ficam na praça e que podem abrir a Gruta para uso”, disse.

Link
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90