O incêndio no Museu Nacional do Rio deixa alguns questionamentos sobre o acervo histórico dos municípios. E o Jornal de Bragança e Região checou em 8 cidades de sua circulação, se há museu, ou não. Veja onde existe um espaço dedicado a preservação da história e aberto a visitação.
Atibaia – Tem o Museu Municipal João Batista Conti, que fica na praça Bento Paz S/N, centro, perto da Igreja Matriz, e pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 11h30 às 17h30.
Pinhalzinho – Tem o Museu Otaviano Fornari, que fica junto com a Biblioteca Municipal, logo na entrada da cidade, na parte de cima da Galeria Comercial. A visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Bragança – Tem
Vargem – Não tem Museu, mas de acordo com o diretor de Cultura, Francisco Funck, a estação de trem, tem potencial grande para se tornar um museu, mas é aguardado o seu tombamento, o que, segundo ele, está em processo.
Extrema – Não tem Museu. E, de acordo com o setor de patrimônio, deverá ser implantado o Espaço da Memória, que ficará na Fábrica de Cultura.