08/11/2017 às 19h48min - Atualizada em 08/11/2017 às 19h48min

Semana da Consciência Negra terá várias atrações

Foto: Arquivo Secom


De segunda-feira (13), até o dia 20, Atibaia celebra o Dia da Consciência Negra, com uma programação voltada à discussão e valorização da comunidade e da cultura negra na cidade. Haverá palestra, exposições, apresentações culturais e shows.
Com isso, a população poderá participar de debates sobre a história afro-brasileira, oficina, apresentações musicais, de dança e shows que abordarão diversos temas ligados a cultura afro na cidade e no Brasil.

A Semana da Consciência Negra de Atibaia é coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e Eventos, que divulgou a programação. Na segunda-feira, dia 13, às 10h, tem Debate com lideranças, na Rádio Atibaia AM. No dia 14, às 19h30, acontece palestra sobre Cultura Afro, no Centro de Convenções. Já no dia 15, às 8h, tem caminhada Águas de Oxalá, com saída da Igreja do Rosário, passando pelo Pelourinho, com chegada prevista na Igreja da Matriz, às 11h, para bênção. No sábado tem vários eventos, das 12h às 20h15, na praça da Matriz, entre eles, exposição, workshop e oficina. Tem apresentação de RAP, Olodum e Capoeira. No encerramento da noite, tem o show “Depois de Angola – Caymmi, um mar de canções”, com Ana Brasil e Ronaldo. Na segunda-feira (20), às 20h, tem o encerramento com apresentação do Madrigal “Padre José Maurício”, na Igreja do Rosário.

Consciência Negra

O dia 20 de novembro foi escolhido para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, pois foi neste dia, em 1695, que o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, morreu em combate contra a escravidão dos negros no período do Brasil Colônia. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil.  

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »