Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
13/09/2017 às 10h00min - Atualizada em 13/09/2017 às 10h00min

Coleta seletiva de lixo abrange apenas alguns bairros

Coleta não foi ampliada desde 2012


Implantada em 2012 pelo, então prefeito, João Afonso Sólis, o Jango (PSD), a coleta seletiva de lixo, tinha como proposta inicial atender 25 bairros e ser expandido em toda a cidade. No entanto, cinco anos depois, o serviço não foi ampliado e, em alguns bairros, deixou de existir, segundo relato de alguns moradores de bairros como Santa Luzia e Parque dos Estados.

Questionada sobre a coleta seletiva, a prefeitura, através da assessoria de imprensa, enviou ao JBR, uma lista com os nomes dos bairros que têm o serviço. O documento é assinado por Miguel Bueno, datado de 02 de agosto de 2017, e aponta somente 25 bairros, os mesmos anunciados quando o serviço foi implantado.

No entanto, o Jornal de Bragança e Região chegou a conversar informalmente com Miguel Bueno por telefone. Na conversa, ele disse que o serviço foi cortado em 50%, se referindo à administração passada.  Ainda segundo ele, bairros como Taboão, Jardim Europa, Jardim Amapola, Santa Luzia, Jardim São José, ainda são atendidos. Ele disse que não tem quase nada (se referindo à coleta nos bairros) e comentou que espera que no ano que vem, seja retomada alguma coisa.

Miguel orientou ainda, que é possível ligar para a Associação dos Deficientes Físicos de Bragança (ADEF), pois a entidade retira produtos recicláveis em domicílio.

O ex-secretário do Meio Ambiente, Francisco Chen, disse que a administração passada manteve a coleta seletiva, alcançando em torno de 20 % da cobertura municipal, além de criar outros serviços. “Avançamos muito em relação à coleta e na gestão de resíduos. E posso afirmar que não foi interrompido na nossa gestão”.  

O JBR também chegou a questionar oficialmente a Embralixo, através de e-mails, mas não obteve retorno.

Ainda sobre o documento enviado pela prefeitura, todo o material recolhido pela coleta seletiva, é direcionado para a Usina de Reciclagem, que fica próximo ao aterro sanitário do município. A coleta acontece três vezes por semana com um caminhão três quartos.

Bairros beneficiados, de acordo com a prefeitura

Segundas-feiras: Vila Esperança, Cidade Planejada I, Cidade Planejada II, Chácara Julieta Cristina e Parque dos Estados.
Terça-feira: Lago Taboão, Jd. São José, Jd. Europa, Chácaras São Conrado, Jd. Amapola, Jd. Primavera, Santa Luzia, Jardim Califórnia Rosário de Fátima, Vila Malva. 

Quarta-feira: Jardim do Lago, Lagos de Santa Helena, Altos de Sta Helena, Jd. do Sul, Colinas de São Francisco, Portal das Estâncias, Pinheiral de Santa Helena e Parque das Faculdades.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90