Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
16/08/2017 às 10h34min - Atualizada em 16/08/2017 às 10h34min

Após incêndio, Parque da Pedra Grande ganhará proteção

Área atingida pelo fogo equivale a 70 campos de futebol (Foto: Assessoria prefeitura)


Atibaia foi surpreendida na noite de domingo (13), com um incêndio em duas áreas do Parque da Pedra Grande, que atingiu cerca de 40 hectares de mata, segundo informações da Fundação Florestal, órgão que administra parques estaduais e que está finalizando um relatório sobre o que foi atingido no incêndio. As informações serão repassadas para as autoridades competentes (municipais e Polícia Militar Ambiental).

De acordo com a prefeitura, um Boletim de Ocorrência foi registrado e as investigações estão sendo feitas, inclusive pelo Governo do Estado de São Paulo. A suspeita inicial é de que o fogo tenha sido causado por ação humana, já que teve início nas áreas de trilha, por onde passam muitos turistas nos finais de semana.

Na segunda-feira (14), um dia depois do incêndio, a prefeitura foi informada que Atibaia ganhará proteção do Governo do Estado para o Parque Estadual do Itapetinga e para o Monumento Natural Estadual Pedra Grande, que terão a segurança feita pela Polícia Militar Ambiental do Estado. Isso foi possível através de parceria entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Secretaria de Meio Ambiente, visando, exatamente, evitar situações como a que aconteceu no domingo, diminuindo a quantidade de queimadas e degradações nos locais.

De acordo com a prefeitura, a partir de agora será possível evitar outros tipos de crimes. “Com a presença da Polícia Militar Ambiental, que tem equipamentos e a legitimidade para o uso da força necessária, será possível aumentar a segurança pública dos parques, reprimindo atividades criminosas, como queimadas, tráfico de animais, caçadores, ocupações irregulares, entre outros. Ainda será possível fiscalizar o uso dos equipamentos, além de aumentar a prevenção e a repressão das infrações contra o meio ambiente”.

Monumento Natural Estadual Pedra Grande

Principal ponto turístico de Atibaia, o Monumento Natural Estadual Pedra Grande pertence ao mosaico de unidade de conservação do Parque Estadual do Itapetinga, e foi tombado pelo CONDEPHAAT em 1983. Com 1.418 metros acima do nível do mar, tem afloramento rochoso, é conhecido por sua beleza contemplativa, além de ter uma das principais rampas naturais do país para a prática de vôo livre.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90