Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
14/11/2023 às 18h30min - Atualizada em 14/11/2023 às 18h30min

Médico ensina como saber a quantidade de água ideal que se deve tomar nesse calorão

Foto: Complexo Hospitar Santa Casa


O alerta de “grande perigo”, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), foi ampliado até sexta-feira (17), em 10 estados, incluindo São Paulo.

A temperatura máxima para Bragança e região pé de 39° graus, o que exige cuidados redobrados especialmente com os bebês, crianças e idosos.

O Jornal de Bragança e Região conversou com o médico Dr. José Ricardo Scalise, coordenador da Medicina Preventiva do Complexo Hospitalar Santa Casa e coordenador do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Universitário São Francisco (HUSF), que falou dos cuidados preventivos nesse calorão.

JBR:  O que fazer nesse calorão para não ter problemas?

Dr. Scalise: O foco principal para se prevenir das consequências disso é a hidratação e para todas as idade e situações. Os bebezinho que amamentam no peito, precisam mamar mais vezes e ai quem precisa se hidratar mais são as mamâes. Para as crianças é deixar livre demanda porque normalmente elas procuram a água sozinha. Os adultos precisam caprichar na hidratação.

JBR: Qual a quantidade ideal de água que as pessoas devem beber?

Dr. Scalise: Temos dois parâmetros a seguir, um deles entre 30 a 45 ml de água por quilo de peso. Então, você pega esse parâmetro e multiplica pelo seu peso e terá a quantidade de água. O ideal é 35 ml para quem trabalha mais fresquinho, mas quem está mais exposto ao calor, deve multiplicar de 38 a 40ml por quilo de peso.

JBR: E quanto aos idosos, qual o cuidado?

Dr. Scalise: Os idosos, nós devemos incentivar mais a beber água, pois eles esquecem e eles desidratam muito, desenvolvem infecção urinária, eles se complicam em várias situações devido a desidratação. Os parâmetros são os mesmos para os adultos, de 30 a 45ml por quilo.

Exemplo
Uma pessoa que pesa 60kg e, que está trabalhando em ambiente protegido do sol, deve somar esse valor por 35 ml, ou seja, ela deverá beber 2.100 litros, por dia.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90