Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
02/03/2023 às 13h42min - Atualizada em 02/03/2023 às 13h42min

Projeto Guardiã Maria da Penha realiza palestra na Santa Casa




Na manhã de quarta-feira (1), equipe da Guarda Civil Municipal, que faz parte do Projeto Guardiã Maria da Penha, esteve na Santa Casa de Bragança Paulista para palestra voltada aos funcionários.
 
A ação faz parte do Ciclo de Palestras do Mês das Mulheres, promovido pela Santa Casa. O tema abordado foi “Enfrentamento e prevenção às violências contra as mulheres”.
 
A advogada do hospital, Dra. Giovana Sanches de Simões, explicou que a Santa Casa conta com mais de 900 profissionais mulheres. “Consideramos que faz parte de nossa responsabilidade social trazer essas informações para nossas funcionárias, além de também mostrar aos homens como é a violência contra as mulheres”.
 
Participaram da palestra a GCM Carmelita Valença, que coordena o Guardiã Maria da Penha, e demais GCMs que fazem parte do projeto.
 
O Guardiã Maria da Penha é desenvolvido há mais de 6 anos pela Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM). O projeto é uma parceria entre GCM, representando o município no combate à violência contra a mulher, o Ministério Público do Estado de São Paulo e a Coordenadoria de Política para as Mulheres.
 
Por meio do projeto, a mulher vítima de violência doméstica registra um Boletim de Ocorrência (B.O.) e solicita as medidas protetivas, que são encaminhadas à Guardiã, pelo Ministério Público. As mulheres que recebem as medidas protetivas passam a ser acompanhadas de perto por uma equipe que fiscaliza o cumprimento da determinação judicial.
 
O Guardiã Maria da Penha se tornou referência na proteção, segurança e atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e o sucesso do projeto é uma somatória de boas práticas e de uma Administração Municipal que investe e apoia no aperfeiçoamento da GCM, tudo isso em prol da segurança de toda população bragantina. 
 
O nome é uma referência à Lei nº 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha e que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90