Neste fim de semana, Bragança Paulista oferece uma série de atividades em alusão ao mês da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. Haverá palestras, exposições, lançamento de livros, feiras, entre outras atividades totalmente gratuitas.
Nesta sexta-feira (18), a programação inicia às 14h com a palestra presencial “A invisibilidade do envelhecimento da população negra como um dos tentáculos da necropolítica violando os direitos humanos”, na sede da OAB de Bragança Paulista, localizada na Rua. Dr. Waldemar Martins Ferreira, 315 – Jardim América. O evento será mediado por Leonardo Borges da Cruz, sociólogo, e participação das advogadas Dra. Lenny Blue de Oliveira; ativista racial e feminista; escritora; co-fundadora do Movimento Negro Unificado; e atual Vice-Presidente da Comissão de Verdade e Memória da Escravidão Negra da OAB, e Dra. Thairine Cristina da Silva Domingos.
No mesmo dia, às 19h, no Museu Municipal Oswaldo Russomano, a população poderá participar da palestra “Reflexões sobre os desafios e avanços da luta antirracista” com a Dra. Karine Elizabeth Rosa da Silva. O encontro trará uma reflexão sobre os avanços legais da luta antirracista
Já no sábado (19/11), a partir das 14h, haverá uma programação especial na Praça da Poesia “Poeta Oswaldo de Camargo” com apresentações de dança e musicais com a Cia Magic Street Dance, Cia Malungos do Baque e o grupo “A Rede do Samba”, feira afro, artesanato, lançamento dos livros “O carro do êxito” e “30 poemas de um negro brasileiro” do poeta Oswaldo de Camargo, entre outras atividades.
Caminhada
Para encerrar a semana, a partir das 8h, acontece a tradicional “Caminhada Zumbi dos Palmares”, homenagem a um dos principais representantes da resistência negra durante o período da escravidão no Brasil, saindo da Praça da Igreja do Rosário em direção ao Centro Cultural Prefeito Jesus Chedid.
Além das apresentações e palestras, a população também pode prestigiar a exposição litúrgica de Matriz Africana, exposta no Centro Cultural Prefeito Jesus Chedid. A visitação é gratuita e acontece de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 17h.