Na manhã desta terça-feira, 19, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), fez a convocação dos paratletas que irão disputar os Jogos Paralímpicos Rio 2016. E dois paratletas bragantinos foram convocados e irão defender o Brasil na natação. Um deles é, o já consagrado, Daniel Dias, que apesar de não ser nascido em Bragança, tem o título de cidadão bragantino e vive em Bragança com a família. Outro bragantino é Andrey Garbe, que vai estrear nos Jogos Paralímpicos.
Daniel Dias já disputou três Jogos Paralímpicos, conquistando 10 medalhas de ouro, 04 de prata e 01 de bronze. Ele foi eleito três vezes o melhor paratleta do mundo (2009, 2013 e 2016), recebendo o prêmio Laureus.
Andrey Garbe tem 19 anos e já disputou várias competições internacionais, conquistando várias medalhas de ouro, prata e bronze. Andrey teve a perna direita amputada aos 2 anos de idade, consequência de uma meningite.
Ele e Daniel Dias, além de amigos, têm como treinador, Marco Rojo, que há 32 anos atua como técnico e que também foi convocado a compor a delegação brasileira. Rojo será um dos seis técnicos da equipe de natação.
Os Jogos Paralímpicos acontecem de 7 à 18 de setembro.