A Secretaria de Saúde encaminhará para avaliação cirúrgica, no período de 06 a 11 de agosto, ao Ambulatório Médico de Especialidades de Campinas – AME Campinas, os munícipes que estão em fila de espera para os procedimentos cirúrgicos eletivos. Durante este período, serão encaminhados 100 pacientes que realizarão avaliação pré-operatória, que é constituída da história clínica do paciente, exames físicos complementares.
A secretária de Saúde, Marina de Oliveira, informou que neste momento serão feitas as cirurgias de hérnia e de vesícula. “O paciente fará a avaliação e posteriormente será agendado o procedimento cirúrgico no próprio AME Campinas ou no Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas – HC UNICAMP. Em breve, a Secretaria de Estado deverá conceder vagas para outros tipos de cirurgias. Assim reduz-se a fila de espera, que aumentou devido a pandemia da Covid-19, em especial nos anos de 2020 e 2021”, concluiu.
De acordo com o Governo do Estado de São Paulo, há 71,5 mil cirurgias reprimidas no Departamento Regional de Saúde de Campinas (DRS VII), composto por 42 municípios, registradas no sistema da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde – CROSS, com 54 tipos de cirurgias.