27/09/2021 às 16h29min - Atualizada em 27/09/2021 às 16h29min

Audiência pública discute criação do Aglomerado Urbano da Região Bragantina



Na manhã de último sábado (25), foi realizada no Centro Cultural Teatro Cultural Carlos Gomes, a audiência pública para debater a criação do Aglomerado Urbano da Região Bragantina. O evento reuniu representes políticos de 16 municípios.

O Aglomerado Urbano da Região Bragantina será formado pelos seguintes municípios: Bragança Paulista (município sede), Águas de Lindoia, Amparo, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Joanópolis, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Serra Negra, Socorro, Tuiuti e Vargem.

O deputado estadual Edmir Chedid destacou que esse Projeto de Lei Complementar (PLC) 27/2021, de sua autoria, poderá contribuir com o planejamento regional para o desenvolvimento socioeconômico dos habitantes desse aglomerado urbano. “Em 1995, eu protocolei na Assembleia Legislativa um Projeto de Lei para transformar essa região num aglomerado urbano. É uma luta, é um sonho que temos que trabalhar para realizar e agora comemorar. O Governo do Estado está descentralizando a administração e isso é fundamental para que trabalhemos unidos", afirmou o parlamentar.

O processo de elaboração da nova regionalização partiu de duas premissas: manter o máximo possível de divisões existentes atualmente e considerar o nível de integração regional entre os municípios.

Ao final da audiência, o Secretário Marco Vinholi destacou o trabalho do Governo do Estado para a criação dos Aglomerados Urbanos. “Esse é um momento histórico para Bragança Paulista e região. Estamos levando para o interior a união das regiões. O ex-governador Franco Montoro dizia que ‘as pessoas vivem nas cidades’. Nós atualizamos essa célebre frase acrescentando que ‘as pessoas moram nas cidades, mas vivem na região’”, destacou o Secretário.

A população dos 16 municípios poderá apresentar suas sugestões de forma virtual até o próximo dia 15 de outubro, pelo e-mail: audienciapublica@sdr.sp.gov.br.
 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »