Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
14/07/2021 às 17h21min - Atualizada em 14/07/2021 às 17h21min

Foco de incêndio atinge linha de transmissão



De acordo com a Energisa Sul-Sudeste, um foco de incêndio registrado às margens da Rodovia Plínio Salgado, no Km 3, no início desta quarta-feira (14), atingiu uma linha de transmissão de 138 mil volts, que abastece a subestação que atende parte de Bragança Paulista e os municípios de Vargem (SP), Extrema, Munhoz e Toledo, na região Sul de Minas Gerais. Por conta da ocorrência, moradores dessas localidades ficaram sem energia elétrica por dois minutos. 

 

O fornecimento da energia foi restabelecido às 12h25, após manobras no sistema elétrico. Porém, a Energisa Sul-Sudeste alerta que ocorrências de incêndios como essa, principalmente no período de estiagem prolongada, podem ocasionar sérios prejuízos à comunidade, à natureza e à rede de energia elétrica.   "Isso porque, o calor intenso que provém das chamas em matas, terrenos baldios e outros lugares próximos às redes de baixa, média e alta tensão, pode danificar a estrutura da rede, comprometendo cabos condutores, postes e demais equipamentos do sistema elétrico, deixando milhares de consumidores sem energia, e prejudicando até o funcionamento de serviços essenciais". 


Vale lembrar que realizar queimadas próximo às linhas de transmissão constitui crime federal previsto no Decreto 2.661, de julho de 1998, que proíbe atear fogo numa faixa de 15 metros dos limites de segurança das linhas de transmissão de energia e de 100 metros ao redor das subestações. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90