A proporção de internautas no Brasil ultrapassou a metade da população em 2014, ou seja, mais da metade do país têm acesso à internet. Parece pouco, mas nesse mesmo ano o país assumiu a quarta posição da lista de países com mais acesso à internet, deixando o Japão na quinta posição.
Cada vez mais, a internet no Brasil tem se mostrado mais forte. Na política, teve forte influência nas manifestações, pois através dela foram mobilizadas diversas passeatas em diversas cidades do país de uma forma sincronizada, dando força em diversos movimentos.
No comércio, segundo pesquisas, sete em cada dez internautas brasileiros compraram online nos últimos 12 meses, assim em 2014, foi faturado aproximadamente R$ 35,8 bilhões no comércio eletrônico brasileiro. É claro que não é tudo alegria, as empresas que não cuidarem do seu marketing digital pode perder mercado, pois hoje há sites como “Reclame Aqui” que apresentam as reclamações dos clientes de forma pública na internet.
No entretenimento, os programas de TV como Super Star, BBB, A Fazenda, The Voice, entre outros, utilizam a internet para coletar a opinião dos telespectadores.
Recente o mundo sentiu a força dos internautas brasileiros, que exerceram grande influência no resultado do Prêmio Puskas, no Bola de Ouro da Fifa. Os internautas daqui fizeram com que o gol do, então desconhecido brasileiro, Wendell Lira, fosse o mais votado, desbancando o famoso Messi.
Portanto, a internet é um meio de comunicação que pode, inclusive, mudar esse país, basta os internautas brasileiros utilizarem essa força para fiscalizar nossos políticos e melhorar nosso país.