Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
13/06/2018 às 13h17min - Atualizada em 13/06/2018 às 13h17min

Bragança terá primeiro Centro de Radioterapia

Verba foi conquistada pelo próprio HUSF

Foto: Assessoria HUSF


Atualmente os pacientes com câncer e com indicação para o tratamento de radioterapia, são encaminhados para as cidades de Campinas ou São Paulo. Uma dificuldade a mais para quem enfrenta a doença. 

Mas a realidade está para mudar, pois Bragança Paulista terá o primeiro Centro de Radioterapia, que será implantado no Hospital Universitário São Francisco. Para isso, será construído um novo prédio dentro do complexo hospitalar do HUSF, com área total de 722,35 m².  O valor da obra, de acordo com o edital, será de R$ 6.072.313,08. “A verba não veio através de nenhum parlamentar. Foi conseguida através do pleito entre o HUSF e o Ministério da Saúde”, informou a direção.

A licitação que vai determinar a empresa que fará a construção, acontece no dia 25 de junho, em Brasília. A vencedora terá 12 meses para conclusão dos serviços. Porém, esse tempo pode ser prorrogado. “Esse serviço será de extrema importância, não apenas para Bragança, mas também para outros 11 municípios da região”, frisou a direção do HUSF.

ABCC

Rita Vale, uma das fundadoras da Associação Bragantina de Combate ao Câncer (ABCC), disse ao Jornal de Bragança e Região, que será um ganho importante. “A Radioterapia tem uma demanda reprimida muito grande e muitos pacientes na fila de espera. Então, essa viabilidade iria ser um ganho expressivo para o tratamento deles”, disse. 

Ela explicou que no Estado de São Paulo, dos 76 serviços (Unidade de Saúde) habilitados em alta complexidade em oncologia, apenas 38 oferecem radioterapia.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90