Jornal de Bragança e Região Publicidade 728x90
18/04/2018 às 16h54min - Atualizada em 18/04/2018 às 16h54min

Secretaria de Saúde incentiva o uso racional de medicamentos

Foto: Prefeitura de Extrema


O abandono do tratamento médico é um dos principais motivos do descarte de medicamentos na cidade de Extrema (MG). Tanto que, todas as unidades de saúde do município são pontos de coleta destes materiais. 

Segundo Regiane Borges, Coordenadora da Assistência Farmacêutica, são descartados todos os tipo de medicamentos, principalmente hipertensos, psicotrópicos e hipoglicemiantes. “Uma empresa especializada é que realiza a coleta para assegurar a saúde da população e também para preservar o meio ambiente”, explicou.

 Mas o número de descarte não é considerado alto, o que segundo a Coordenadora, se deve ao fato do controle fato pelas farmacêuticas da “Farmácia Para Todos”, em todas as unidades de saúde.

Ela explicou ainda que, os medicamentos descartados pela população são relacionados, pesados e incinerados após a conferência e assinatura dos responsáveis. “A Secretaria de Saúde conta com o auxílio dos Agentes de Saúde, que orientam a população, de casa em casa, sobre como cuidar e descartar seus medicamentos com segurança”, explicou.

A Coordenadora informou que a Secretaria de Saúde iniciou um trabalho forte de conscientização para os pacientes não pararem o tratamento e disse que todas as unidades de saúde de Extrema contam com um sistema informatizado para as dispensações de medicamentos e insumos. “O departamento está implantando o cuidado farmacêutico, visando o sucesso da farmacoterapia. Na primeira campanha realizada de dispensão de medicamentos, o trabalho foi premiado nacionalmente e este prêmio direcionou a inúmeras ações no fortalecimento do uso racional de medicamentos em Extrema”, disse.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal de Bragança e Região Publicidade 1200x90